Recuperação

O tratamento na Comunidade Terapêutica "GABATA - SÃO ROQUE" visa à recuperação do dependente químico. Acreditamos que a Dependência Química é uma doença crônica, porém totalmente passível de recuperação e para tanto utilizamos técnicas de terapias, dinâmicas, psicoterapias, laborterapias e acompanhamento médico (psiquiatra especializado em dependências).

Mantemos um trabalho voltado a reintegrar ao convívio social sadio, indivíduos que tiveram sua estrutura de vida desorganizada (família, trabalho, estudos, amigos, etc.), em função dos prejuízos acarretados pelo abuso e dependência de substâncias psicoativas.

Visamos promover no indivíduo força e vontade de viver, sem a utilização de nenhum tipo de drogas ou álcool. Fazer com que, ao sair, o mesmo tenha em suas mãos, meios de viver na sobriedade, sabendo dizer "NÃO !", a tudo que lhe é inconveniente e prejudicial, à sua integridade física, emocional, espiritual, mental e social.

Desenvolver uma auto-estima forte e elevada pois, mostramos através de ações objetivas, seu valor na sociedade, sua importância familiar, etc. e trabalhamos a aceitação de suas limitações.

Mostramos ao Dependente Químico que: "ELE PODE SER FELIZ !" sem o uso de subterfúgios.

Existem muitos métodos de tratamento mas, nenhum funciona sem o desejo pessoal do indivíduo, em querer parar de usar drogas (lícitas ou ilícitas).

Aplicamos no tratamento, a ideologia dos Alcoólicos Anônimos (A.A.) e Narcóticos Anônimos (N.A.) - os Doze Passos - e também a ideologia do Amor Exigente - os Doze Princípios -, ou seja, são passados ensinamentos que visam uma profunda mudança de vida.

Esses métodos são utilizados no mundo inteiro com muito sucesso em indivíduos que realmente querem recuperar-se.

Temos um TRIPÉ que nos alicerça e repassamos o mesmo aos nossos residentes: ESPIRITUALIDADE , TRABALHO e DISCIPLINA. Unindo estes três princípios o indivíduo torna-se íntegro e assim menos vulnerável aos acontecimentos exteriores.


Nossos Tratamentos

Internato voluntarioso Masculino

Para indivíduos que aceitem o tratamento; a partir de 16 anos; em nossa Comunidade Terapêutica.
O período previsto de tratamento em internato é de sete meses.
Mantemos um cronograma de horários, com atividades diversas durante todo o dia, para que os residentes em tratamento possam manter-se ocupados e aprendam sobre sua condição de dependência e a necessidade de mudanças para transformar esse quadro escuro e sombrio, em uma aquarela colorida.
Informações mais detalhadas, custos ou liberação de vagas sociais, poderão ser esclarecidas através de nossos contatos telefônicos. (11) 5611-3587 / 99112-8504 / 4714-0636
Veja mais sobre nosso tratamento em internato, nos seguintes itens desse site:
• Objetivos
• Espiritualidade
• Laborterapia

Resgate Involuntário de Dependentes

Muitas famílias nos procuram em desespero, pois alegam que o adicto não aceita que precisa de tratamento. Em alguns casos, podemos oferecer o resgate involuntário e com o passar dos dias, após o adicto estar interado de todo funcionamento da Comunidade Terapêutica e já ter aderido ao tratamento começa a participar de todas as atividades oferecidas.

Intervenção Orientada - Técnica de Assessoramento familiar

Terapeutas especializados em Dependência Química e Família ajudam, com a participação da família do adicto em questão, a mostrar ao dependente que não aceita ajuda e que corre risco de morte, a necessidade de aceitar o tratamento.
Encaminhamento para Centros de Tratamento Involuntários, quando o adicto realmente não aceitar que necessita de ajuda.

Terapia para os Familiares

Acompanhamento psicoterapêutico familiar ou individual.

Terapia para os Dependentes

Acompanhamento psicoterapêutico individual, para aqueles que estejam em tratamento de internato ou não.

Palestras

Preventivas e esclarecedoras sobre uso de drogas, dependência química e qualidade de vida. Em, Grupos Religiosos, Escolas, Empresas (SIPAT), Condomínios, Clubes, etc.